quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os Clubes e seus Dono$.

Clube de Futebol que tenha um dono é um assunto que precede algumas polemicas, principalmente se este time causar algum destaque na mídia. O Chelsea é um time que gera muita discussão nas rodas de futebol, por causa disso.
Tradicional na Inglaterra, centenário, os blues tiveram uma enorme crescida desde quando o magnata russo, Roman Abramovich comprou o clube em 2003, e desde então ele investe milhões por temporada, fazendo com que o Chelsea figure entre e ganhe dos gigantes europeus.

No último sábado os blues foram campeões da UEFA Champions League, passaram por uma virada improvável, pelo melhor time do mundo e pelo dono da casa para chegar a tal feito, respectivamente venceram, Napoli, Barcelona e Bayern. Esse fato gerou ainda mais discussão entre jornalistas e não jornalistas.
O crescimento do clube a partir da grana russa e a procedência dela, era o principal assunto.  Realmente, o time de Stamford Bridge teve um notável crescimento no cenário europeu depois da aquisição de Abramovich, mas não é certo contestar o título inglês e indagar que o Chelsea era um mísero time de bairro como aconteceu.

Um dos fatos que é muito citado nas discussões sobre os clubes com donos e principalmente com o Chelsea em alta agora, é o Fair Play Financeiro que a UEFA vai obrigar dos times nos próximos anos. Comentários do tipo "A maré de Chelsea, Manchester City vai acabar, vão voltar a ser pequenos como eram antes” foram feitos, contestando os clubes e suas histórias.
Eu concordo com o seguinte comentário: "Quem critica a grana do Chelsea, tem que criticar também a ISL no Flamengo e no Grêmio, Emil Pinheiro no Botafogo, Kia no Corinthians, Unimed no Fluminense, Glazer no Manchester United, Berlusconi no Milan, Moratti na Inter, Sheiks no City, John Henry no Liverpool, a Fiat na Juventus, Marcelo Teixeira no Santos, etc. " - Mauro Cezar Pereira

Times como os ingleses e os italianos citados, têm histórias incontestáveis na Europa, mas a série vitoriosa do Chelsea, desde 2003 é contestada.
Será que isso está certo mesmo?
Eu sigo o pensamento do Mauro. Se criticarmos os clubes com donos, todos deverão sofrer as críticas e não apenas um ou dois por causa de uma eventual conquista.
E você, o que acha? 










Nenhum comentário:

Postar um comentário