Plantio e Colheita.
Johan Cruyff, o grande responsável pela filosofia de jogo que faz o Barça ser o melhor time do mundo.
(Foto - Google Images)
Líder do Carrossel Holandês que revolucionou o futebol mundial, Cruyff é considerado um dos 5 melhores jogadores da história do futebol.
O Holandês só fica abaixo de Pelé e Maradona por não ter conseguido conquistar uma Copa do Mundo, em 74 o Carrossel acabou perdendo para a Alemanha de Beckenbauer.
Hoje o time da vez é o Barcelona. Barcelona que Cruyff jogou de 73 a 78 e a identificação com o clube foi tanta que ele acabou voltando em 88, mas dessa vez como treinador.
Aí o time catalão começa a despontar no futebol mundial, conquista sua primeira UEFA Champions League em 92.
Cruyff é o grande responsável por executar essa filosofia de posse de bola, movimentação, aproximação que o Barcelona tem hoje e que ele já fazia nos anos 70 com a seleção holandesa e o Ajax. Juntamente com a filosofia de criar os jogadores, o Barcelona é indiscutivelmente o melhor time do mundo, é o melhor time que muitos já viram. O Clímax do time catalão chegou agora nos ultimos 3 anos, mesmo com o trabalho iniciado em 88.
No início da década 90, Cruyff tinha um pupilo, um jogador que viria ser treinador algum dia e que manteria e melhoraria seu trabalho, isso é o que se falava na época. Esse cara, era Josep Guardiola, atual treinador do Barça, vencedor de 17 títulos em 3 anos e meio como treinador.
(Foto - Google Images)
Então podemos dizer que Cruyff foi quem plantou a semente e que Guardiola foi quem colheu e pelo jeito tem muito pra colher ainda.
Concorda? Discorda? Comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário